AVALIANDO A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES PÓS ENSINO REMOTO

Autores

  • Carla Denize Ott Felcher carlafelcher@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-9733-9451
  • Matheus Nogueira Lopes matheus.nogueira.lopes@gmail.com
    UFPel
  • Karen Klug Kruger karenklug08@gmail.com
    UFPel
  • Nelitiane Soares dos Santos nelitianessantos@gmail.com
    UFPel
10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.71-80

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar a aprendizagem dos estudantes pós ensino remoto, no que tange a unidade temática números. Para tal, foi aplicada um instrumento avaliativo com cinco questões, a cento e um estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, de seis escolas do Rio Grande do Sul.  Os dados analisados quantitativamente e apresentados em porcentagens, revelam uma expressiva quantidade de questões em branco e das demais, uma pequena quantidade correta. Visto que, nenhuma das questões obteve mais de 50% de acertos, o mais próximo disso foi a questão sobre o princípio multiplicativo da contagem, que ficou com 43,56%. Inclusive, a questão sobre potenciação, conceito abordado desde o 6º ano, obteve apenas 8,91% de acertos. Por fim, os dados alertam para a necessidade de buscar alternativas para minimizar a defasagem de aprendizagem, desconstruindo assim a ideia de que a Matemática é para poucos, para os gênios.

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Biografia do Autor

  • Matheus Nogueira Lopes, UFPel

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel

  • Karen Klug Kruger, UFPel

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel

  • Nelitiane Soares dos Santos, UFPel

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel

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Publicado

2023-07-15

Como Citar

AVALIANDO A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES PÓS ENSINO REMOTO. (2023). Educação Matemática Em Revista - RS, 1(24). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.71-80