AS BRINCADEIRAS E O LETRAMENTO ESTATÍSTICO

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Authors

  • Pedro Henrique Barcarolo barcarolopedro@gmail.com
    Universidade de São Paulo - USP
  • Raquel Milani ramilani@usp.br
    Universidade de São Paulo -USP
10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.14-25.

Abstract

Este artigo é um recorte de uma Dissertação de Mestrado em Educação. Tem como objetivo identificar como as brincadeiras estão sendo utilizadas nas práticas pedagógicas em prol do Letramento Estatístico. A pesquisa é caracteriza como qualitativa e está delineada como uma revisão bibliográfica. Para isso, foi realizado um levantamento de teses e dissertações brasileiras que abordassem a temática, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. A escolha dos trabalhos considerou critérios que auxiliaram a responder o objetivo de pesquisa. Os resultados encontrados possibilitam afirmar que as pesquisas brasileiras não relacionam o brincar com a promoção do Letramento Estatístico ou com a Estatística. Quando considerado a palavra jogo, encontra-se apenas quatro trabalhos que analisam em sua maioria o Ensino Médio. Todas as pesquisas utilizam o jogo como uma estratégia de assimilação e maturação dos conteúdos, não se preocupando em analisar as práticas lúdicas, de interação e envolvimento do processo que caracterizariam o brincar.

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Published

2024-08-03

How to Cite

BARCAROLO, Pedro Henrique; MILANI, Raquel. AS BRINCADEIRAS E O LETRAMENTO ESTATÍSTICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 25, 2024. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.14-25. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/4252. Acesso em: 11 jul. 2025.