AS BRINCADEIRAS E O LETRAMENTO ESTATÍSTICO
UMA REVISÃO DE LITERATURA
Abstract
Este artigo é um recorte de uma Dissertação de Mestrado em Educação. Tem como objetivo identificar como as brincadeiras estão sendo utilizadas nas práticas pedagógicas em prol do Letramento Estatístico. A pesquisa é caracteriza como qualitativa e está delineada como uma revisão bibliográfica. Para isso, foi realizado um levantamento de teses e dissertações brasileiras que abordassem a temática, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. A escolha dos trabalhos considerou critérios que auxiliaram a responder o objetivo de pesquisa. Os resultados encontrados possibilitam afirmar que as pesquisas brasileiras não relacionam o brincar com a promoção do Letramento Estatístico ou com a Estatística. Quando considerado a palavra jogo, encontra-se apenas quatro trabalhos que analisam em sua maioria o Ensino Médio. Todas as pesquisas utilizam o jogo como uma estratégia de assimilação e maturação dos conteúdos, não se preocupando em analisar as práticas lúdicas, de interação e envolvimento do processo que caracterizariam o brincar.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.