A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA INFÂNCIA EFETIVANDO A EDUCAÇÃO ESTOCÁSTICA
Abstract
Este artigo discute a educação estocástica na infância a partir do desenvolvimento de uma atividade com crianças de uma escola pública da rede municipal de São Paulo. Ele decorre de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo é analisar como os professores adquirem conhecimentos profissionais sobre os processos de ensino e aprendizagem de Estatística e Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O projeto tem como fio condutor a investigação sobre o desenvolvimento profissional de professores, quando inseridos em um espaço formativo centrado no processo investigativo e reflexivo promovido pela resolução de problemas. Ao se defrontarem com uma situação problema real, as crianças exercitaram o levantamento de possibilidades e a análise sobre as chances dessas possibilidades; e tomaram decisões a partir do levantamento e da representação de dados, desenvolvendo, assim, o raciocínio estocástico. Evidencia-se também que os professores, inseridos em processos de formação sobre a educação estocástica, mobilizam seus conhecimentos para suas ações pedagógicas centradas na problematização, e estas possibilitam à criança uma aprendizagem matemática centrada no estabelecimento de relações e significados.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









