A ESCRITA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA COM FORMANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: ANALISANDO A PRODUÇÃO ESCRITA DE LAURA
Abstract
O objetivo desta investigação foi analisar asimplicações quanto à utilização da escritadiscursiva na disciplina de Matemática e Estatística,ministrada para acadêmicas do 4º ano do curso deLicenciatura em Pedagogia diurno, da FECILCAM1,como meio de captar, examinar e reagir aopensamento matemático (POWELL, 2001) dessasfuturas pedagogas. Para isso, utilizamos uma tarefaintitulada Bilhete de fim de aula, que consistiuna resposta, em todas as aulas de 2008, a duasquestões: (i) Qual o conceito mais importantedesta aula? Comente, justifique; (ii) Qual a minhaprincipal dúvida nesta aula? Por quê?. Baseados emPowell (2001) e Powell e Bairral (2006), analisamosa produção escrita da acadêmica de pseudônimoLaura na busca de identificar em que ponto, emseus textos, houve mudança em sua forma deescrever, partindo de uma escrita mais expressiva(descritiva) para uma escrita mais transacional(argumentativa). Concluímos que a utilização detarefas escritas nessa turma, especialmente emLaura, possibilitou uma busca da compreensãodos conteúdos da disciplina por parte da estudantee instrumentalização do professor para o (re)planejamento das aulas, na medida em que Laura,aos poucos, apresentou mudança em sua formade escrever, envolvendo-se cada vez mais como conteúdo e com as aulas. Diversos foram osmomentos em que, além de responder ao que1 Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.Paraná. Brasil. Site <http://www.fecilcam.br>.era solicitado na tarefa, ela se sobressaía, semprequestionando o que era apresentado em sala deaula como também sua própria produção escrita.Downloads
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