O QUE PESQUISAS TÊM EVIDENCIADO SOBRE O USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO?
Abstract
Neste artigo, discutem-se resultados de umasondagem realizada com professores de anosiniciais de escolarização e, a partir da necessidadeevidenciada nesse levantamento, apresentamossugestões de atividades com a calculadora quepodem ser realizadas junto a estudantes nos anosiniciais de escolarização básica. Vinte professoresde escolas públicas e vinte da rede particular deensino do Recife – atuantes no 4º e 5º anos do ensinofundamental – foram sondados quanto às suasconcepções e suas propostas de uso da calculadorana escola. De modo geral, os professores das duasredes de ensino reconhecem a importância dotrabalho com a calculadora, mas afirmam fazerpouco uso desse recurso por desconheceremformas adequadas para sua utilização nas aulas deMatemática dos anos inicias do ensino fundamental.São apresentados, então, possíveis usos dacalculadora em sala de aula, tais como exploração/manuseio dos teclados e das funções da calculadora,alívio da carga de operacionalização, conferência/comparação/confronto de resultados obtidos poroutros procedimentos de cálculo, exploraçãoconceitual e diversão. Dessa forma, por meio dasdiversas atividades discutidas, espera-se, com estetrabalho, contribuir para o uso da calculadora emsala de aula de anos iniciais de escolarização comoum meio de promover e ampliar o desenvolvimentoconceitual matemático dos estudantes.Downloads
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