NÚMEROS IRRACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DOCUMENTOS CURRICULARES E CONHECIMENTOS DE ALUNOS BRASILEIROS E FRANCESES

Authors

  • Veridiana Rezende rezendeveridiana@gmail.com
    Universidade Estadual do Paraná - Unespar
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira voclelia@gmail.com

Abstract

Apresentamos neste artigo parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar conhecimentos relacionados aos números irracionais mobilizados por alunos brasileiros do Ensino Fundamental, Ensino Médio e níveis correspondentes franceses, respectivamente, Collège e Lycée. Como procedimentos metodológicos realizaram-se entrevistas individuais, que foram filmadas e envolveram resolução de atividades matemáticas. Os resultados apontam que, independente de os números irracionais estarem ou não explícitos nos currículos e livros didáticos, os conhecimentos mobilizados por alunos do Ensino Fundamental e Collège, e alunos do Ensino Médio e Lycée - TES, relacionados aos números irracionais, são equivalentes, não sendo possível apontar diferenças significativas entre alunos desses dois países. De acordo com as análises, é a experiência e a diversidade de situações matemáticas que influenciam na compreensão dos números irracionais, pois foram os alunos franceses do Lycée – TS que apresentaram respostas mais precisas, com menores indicativos de erros.

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Published

2016-08-09

How to Cite

REZENDE, Veridiana; IGNATIUS NOGUEIRA, Clélia Maria. NÚMEROS IRRACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DOCUMENTOS CURRICULARES E CONHECIMENTOS DE ALUNOS BRASILEIROS E FRANCESES. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 3, n. 17, 2016. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1518. Acesso em: 11 jul. 2025.