EQUAÇÕES DE 1º GRAU: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA
Abstract
Apresenta-se, neste artigo, resultados de uma investigação em torno do desenvolvimento e implementação de uma Sequência Didática Eletrônica sobre o conteúdo Equações de 1º grau, a qual foi desenvolvida visando à retomada de conceitos e procedimento pertinentes ao conteúdo, no âmbito de uma proposta de Recuperação de Conteúdos. A sequência didática é constituída por materiais de estudo, atividades nos softwares JClic e Scratch, atividades online, objetos de aprendizagem, jogos e vídeos, recursos estes, organizados em torno de seis conceitos, considerados chaves para o estudo das Equações de 1º grau, sendo eles: Expressões Algébricas, Igualdade e Equivalência, Conceito de Equação, Resolução de Equações de 1º grau I e II e Situações Problemas. A implementação da Sequência Didática foi realizada com um grupo de 21 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, sendo que a investigação se desenvolveu em uma perspectiva qualitativa. Resultados apontaram para dificuldades iniciais dos estudantes, no que se refere à transposição de termos (aplicação dos princípios aditivo e multiplicativo) e aplicação da propriedade distributiva, especialmente quando envolve números racionais ou negativos. Porém, a investigação evidenciou que a continuidade do trabalho contribuiu para superação destas dificuldades pelos estudantes, assim como, para a compreensão das equações como igualdade, para a representação de situações problemas por meio de equações e utilização dos procedimentos pertinentes para resolução, favorecendo assim a recuperação do conteúdo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.