A REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DO REALIZAR UMA PROVA ESCRITA EM FASES: percepções de alunos de CDI
Abstract
Neste artigo, ancorados em uma avaliação da aprendizagem como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem, apresentamos uma discussão a partir de “percepções” de alunos no processo de realizar uma prova escrita em fases (prova em fases) na disciplina de CDI. A pesquisa, de natureza qualitativa de cunho interpretativo, teve como participantes a professora e alunos matriculados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral - CDI de uma universidade federal do Paraná, os quais realizaram uma prova escrita em 10 fases e, responderam a um questionário a respeito de suas percepções no processo de realizar uma prova escrita em fases e possíveis impactos sentidos em seus modos de estudar assuntos da disciplina de Cálculo e de outras disciplinas. Na discussão, buscar-se-á evidenciar a utilização da produção escrita dos alunos em uma prova escrita em fases como propulsora da regulação da aprendizagem em aulas de Cálculo; discutir indícios acerca de reflexos que a utilização da produção escrita dos alunos em uma prova em fases gerou nas atitudes dos estudantes quanto à regulação de suas aprendizagens. Nesta discussão, a prova em fases revela-se um recurso profícuo para garantir uma prática avaliativa que alcança as funções anexas de regulação, à saber: segurança, assistência, feedback e diálogo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









