A REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DO REALIZAR UMA PROVA ESCRITA EM FASES: percepções de alunos de CDI

Authors

  • Marcele Tavares Mendes marceletavares1982@gmail.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Regina Luzia Corio de Buriasco reginaburiasco@gmail.com
    Universidade Estadual de Londrina

Abstract

Neste artigo, ancorados em uma avaliação da aprendizagem como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem, apresentamos uma discussão a partir de “percepções” de alunos no processo de realizar uma prova escrita em fases (prova em fases) na disciplina de CDI. A pesquisa, de natureza qualitativa de cunho interpretativo, teve como participantes a professora e alunos matriculados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral - CDI de uma universidade federal do Paraná, os quais realizaram uma prova escrita em 10 fases e, responderam a um questionário a respeito de suas percepções no processo de realizar uma prova escrita em fases e possíveis impactos sentidos em seus modos de estudar assuntos da disciplina de Cálculo e de outras disciplinas. Na discussão, buscar-se-á evidenciar a utilização da produção escrita dos alunos em uma prova escrita em fases como propulsora da regulação da aprendizagem em aulas de Cálculo; discutir indícios acerca de reflexos que a utilização da produção escrita dos alunos em uma prova em fases gerou nas atitudes dos estudantes quanto à regulação de suas aprendizagens. Nesta discussão, a prova em fases revela-se um recurso profícuo para garantir uma prática avaliativa que alcança as funções anexas de regulação, à saber: segurança, assistência, feedback e diálogo.

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Author Biographies

  • Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamneto de Matemática e do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Regina Luzia Corio de Buriasco, Universidade Estadual de Londrina

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual de Londrina. 

     

Published

2018-12-21

How to Cite

MENDES, Marcele Tavares; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. A REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DO REALIZAR UMA PROVA ESCRITA EM FASES: percepções de alunos de CDI. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 19, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1796. Acesso em: 12 jul. 2025.