MODELAGEM MATEMÁTICA NA FESTA JUNINA: O DESPERDÍCIO COM AS CASCAS DO PINHÃO E O CRESCIMENTO DO BOLO DE MILHO
Abstract
O presente artigo tem por objetivo relatar uma proposta de Modelagem Matemática, voltada ao primeiro ano do ensino médio, tendo como tema geral a culinária na Festa Junina. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que tem a finalidade de fundamentar a revisão da literatura, caracterizando as concepções acerca da modelagem e o seu papel na construção do conhecimento, além de embasar a interação sobre o tema modelado; ademais, para realizar a matematização e consequentemente obter os modelos matemáticos, o método se configura como uma técnica de experimentação. O intuito da modelagem foi utilizar conhecimentos matemáticos para encontrar dois modelos, sendo o primeiro visando descrever o quanto desperdiçamos, em reais, com as cascas do pinhão, e o segundo tendo o intento de expressar o crescimento do bolo de milho. Por meio da experimentação e modelagem se constatou que o desperdício com as cascas do pinhão é de aproximadamente R$ 2,85 por quilograma, tendo um comportamento linear, já referente ao bolo de milho, observou-se que até os três minutos ele possui uma altura constante, após apresenta um crescimento logarítmico até os trinta minutos e posteriormente volta a ter uma altura constante. Ao realizar a pesquisa em questão, a intenção é estimular a utilização da modelagem matemática como uma estratégia de ensino-aprendizagem, potencializando a qualidade da educação, rompendo os estigmas que por muito legitimaram a matemática como uma disciplina engessada, sem aplicação e com métodos mecânicos de ensino.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.