EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

POSSIBILIDADES DE PAGAMENTO E JUROS COMPOSTOS

Authors

10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.37-48

Abstract

Este estudo conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado RS, caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a investigar como uma tarefa de investigação matemática relacionada a compra de automóvel pode contribuir nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Financeira na Educação Básica, tendo em vista que o tema está presente na Base Nacional Comum Curricular e precisa ser discutido diante do cenário atual do país (taxa de juros alta, inflação, endividamento das famílias). Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo duas categorias: estratégias de resolução e conjecturas, e percepções dos professores de Matemática com relação a tarefa investigativa e a aprendizagem. Conclui-se que a tarefa investigativa foi proveitosa, o tema rendeu várias discussões em função do alto custo dos automóveis e diversas possibilidades de pagamento, o que contribuiu no desenvolvimento do espírito crítico e na formação continuada dos professores.

Palavras-chave: Educação Financeira; Investigação Matemática; Formação Continuada. Educação Básica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Patricia Franzoni, FURG

    Doutora em Ensino (UNIVATES), Mestrado em Economia (UFPB/ João Pessoa), Graduação em Ciências Econômicas (FURG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Graduação em Ciências Econômicas (FURG, Rio Grande, RS, Brasil). Email: patriciafranzoni@furg.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7323-0964

  • Gabrielle Barcellos Martins, FURG

    Mestranda em Contabilidade (PPGCont/ FURG), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES), Graduação em Ciências Econômicas (FURG). Email: gabemartins80@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-9779-1798

  • Marli Teresinha Quartieri, UNIVATES

    Doutora em Educação (UNISINOS), Bolsista de Produtividade de Pesquisa (CNPq – Nível 2). Docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências Exatas – UNIVATES) e da Graduação em Matemática (UNIVATES). Email: mquartieri@univates.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9621-3830

  • Douglas Colares da Silveira, FURG

    Mestrado em Contabilidade (PPGCont/ FURG), Graduação em Ciências Contábeis (FURG). Email: douglascolares1.4@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9819-6341

Published

2023-07-15

How to Cite

FRANZONI, Patricia; BARCELLOS MARTINS, Gabrielle; QUARTIERI, Marli Teresinha; COLARES DA SILVEIRA, Douglas. EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE PAGAMENTO E JUROS COMPOSTOS . Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 24, 2023. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.37-48. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3429. Acesso em: 12 jul. 2025.