EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
POSSIBILIDADES DE PAGAMENTO E JUROS COMPOSTOS
Abstract
Este estudo conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado RS, caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a investigar como uma tarefa de investigação matemática relacionada a compra de automóvel pode contribuir nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Financeira na Educação Básica, tendo em vista que o tema está presente na Base Nacional Comum Curricular e precisa ser discutido diante do cenário atual do país (taxa de juros alta, inflação, endividamento das famílias). Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo duas categorias: estratégias de resolução e conjecturas, e percepções dos professores de Matemática com relação a tarefa investigativa e a aprendizagem. Conclui-se que a tarefa investigativa foi proveitosa, o tema rendeu várias discussões em função do alto custo dos automóveis e diversas possibilidades de pagamento, o que contribuiu no desenvolvimento do espírito crítico e na formação continuada dos professores.
Palavras-chave: Educação Financeira; Investigação Matemática; Formação Continuada. Educação Básica.
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