O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS PROPOSTAS DE FORMAÇÕES EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES POLIVALENTES
Resumen
O presente estudo tem como objetivo analisar o trabalho formativo desenvolvido pelo coordenador pedagógico nas escolas e sobre como eles desenvolvem as propostas de formação continuada com foco em conteúdos e metodologias da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma Rede Municipal de ensino nas proximidades da capital paulista. Para isso, a pesquisa foi de natureza qualitativa e interpretativa, utilizando como instrumento analítico a triangulação de dados (questionário, entrevista e projetos de formação) de dois coordenadores selecionados de acordo com o IDEB da escola em que atuam. A análise apoiou-se teoricamente nos conceitos de Almeida (2012), Assunção e Falcão (2015 Placco, Almeida e Souza (2011, 2013) Geglio (2012). Nóvoa (1992), Fusari (2000) Candau (2003). Imbernón (2011 e 2013)Cochran, Smith &Lytle (1999). Como resultado, verificamos que a formação continuada oferecida pelos coordenadores pedagógicos nas escolas, pode ser desenvolvida em dois momentos, sendo um, o coletivo, no qual o coordenador pode propor formações gerais de interesse comum à todos e o outro; individual, em que o coordenador organiza momentos de estudos com base das fragilidades específicas de cada professor. Na matemática, os coordenadores apontam que as maiores fragilidades dos professores estão na falta de conhecimento dos professores, na forma tradicional que os conteúdos são abordados e a dificuldade de contextualização dos conteúdos.
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