A possibilidade de um jogo - como meio - para interdisciplinar Arte, Geografia e Matemática
Palabras clave:
-Resumen
"A sala de aula constitui um complexo álbum de imagens e metáforas onde se sucedem múltiplas interações que conforma entornos de aprendizagens: Ou pelo menos deveria ser..." (Joan Rué, Cuademnos de Pedagogia, Enero, 1997, nº 254. Barcelona, España.) O sistema educacional parece viver uma dualidade entre cultura nascente e cultura declinante (Pretto, 1999). E essa dualidade compromete o fazer docente, pois o professor precisa dar conta de inúmeros afazeres e questões que incluem trabalhar com os desafios de nossa época, onde o “conjunto” de conhecimentos é sempre mutável, discutível e renovável por estar inserido numa sociedade contemplada por esses aspectos. Entendemos que esta dualidade provém de um tempo de transição ou de mudança de uma sociedade pós-industrial para uma sociedade da informação ou do conhecimento e, embora, isto possa soar como lugar-comum ou algo óbvio, não devemos perder de vista essa realidade quando tentamos refletir e debater sobre o que é ensinado — e como é ensinado — na escola e as funções que essa instituição cumpre — e que requer cumprir - nesse período de mudanças. O presente ensaio pretende mostrar um trabalho, de acordo com as idéias iniciais aqui apresentadas, em aspectos relativos ao ensino e a aprendizagem de geometria dos sólidos, construção de espaços urbanos e construções arquitetônicas, que são os temas a serem desenvolvidos no quarto bimestre letivo, em nossa escola.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.