O MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS E MATEMÁTICOS
Resumen
A teoria Piagetiana e o Construtivismo mostraram uma nova forma de conceber o desenvolvimento do conhecimento. Por isso, o crescente interesse em aproximar a teoria das questões e interesses educacionais. Nesse sentido, o trabalho investigou as contribuições do quadro teórico piagetiano e do método clínico para o aperfeiçoamento dos procedimentos didáticos e dos procedimentos pedagógicos em sala de aula, e, por consequência, na construção dos conhecimentos dos alunos. Examinamos como a aplicação de situações-problema sobre conceitos físicos e matemáticos aliada ao método clínico piagetiano, em um cenário de ensino por investigação, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos e para a apropriação do professor como pesquisador da sua própria prática. Por meio de uma abordagem qualitativa e reconhecendo o valor pedagógico do método clínico, observou-se que os alunos levantaram hipóteses, discutiam e discordavam entre si. Essas ações dialéticas proporcionam novos desequilíbrios e novas organizações.
Palavras-chave: Método Clínico. Sequência de ensino investigativo. Ensino e aprendizagem de Matemática e Física.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.