O MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS E MATEMÁTICOS

Autores/as

  • Gisele Cristiane Alves gisellle.cristiane@gmail.com
    Universidade Federal do Triângulo Mineiro
10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.26-36

Resumen

A teoria Piagetiana e o Construtivismo mostraram uma nova forma de conceber o desenvolvimento do conhecimento. Por isso, o crescente interesse em aproximar a teoria das questões e interesses educacionais. Nesse sentido, o trabalho investigou as contribuições do quadro teórico piagetiano e do método clínico para o aperfeiçoamento dos procedimentos didáticos e dos procedimentos pedagógicos em sala de aula, e, por consequência, na construção dos conhecimentos dos alunos. Examinamos como a aplicação de situações-problema sobre conceitos físicos e matemáticos aliada ao método clínico piagetiano, em um cenário de ensino por investigação, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos e para a apropriação do professor como pesquisador da sua própria prática. Por meio de uma abordagem qualitativa e reconhecendo o valor pedagógico do método clínico, observou-se que os alunos levantaram hipóteses, discutiam e discordavam entre si. Essas ações dialéticas proporcionam novos desequilíbrios e novas organizações. 

Palavras-chave: Método Clínico. Sequência de ensino investigativo. Ensino e aprendizagem de Matemática e Física.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-07-15

Cómo citar

ALVES, Gisele Cristiane. O MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS E MATEMÁTICOS. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 24, 2023. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.26-36. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3358. Acesso em: 12 jul. 2025.