UMA ANÁLISE DO DOMÍNIO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS COM ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentarum estudo diagnóstico do domínio das EstruturasAditivas à luz da Teoria dos Campos Conceituais,com estudantes da 5ª série do ensino fundamentalde duas escolas públicas na região Sul daBahia. Participaram da pesquisa 38 estudantesque responderam a um instrumento com 10situações-problema de adição e subtração. Nãoforam encontradas diferenças significativas nodesempenho médio por gênero e sim por idade,sendo que os estudantes na idade recomendada(11 e 12 anos) na série tiveram um desempenhosuperior aos que tinham defasagem série–idade.Nas duas situações-problema em que ocorreramas menores taxa de acerto, observou-se que osestudantes não conseguem extrair a informaçãocorreta da situação, indicando uma faltade compreensão do enunciado. Situaçõesproblemacom números no contexto espacial outemporal (horas ou anos) também ofereceramdificuldades. Com os protótipos, que, segundo ateoria, são menos complexos, os estudantes nãoalcançaram o teto de 100% de acerto. Por fim,observou-se que a maior dificuldade reside nocálculo relacional, embora persistam erros nocálculo numérico, como, por exemplo, algunsnão conseguiram distinguir as ordens e classesdos números. Esses resultados mostram que épreciso que os professores façam estudos noinício do ano escolar, a fim de detectar as lacunaspersistentes no domínio dos conceitos do CampoAditivo e propor ações para reverter esse quadro.Não se pode continuar a ignorar essas lacunas,sob pena de comprometer o ensino de conteúdosmatemáticos mais avançados, perpetuandoo círculo vicioso da “não” aprendizagem daMatemática.Downloads
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