EQUAÇÃO POLINOMIAL DO PRIMEIRO GRAU: COMPARATIVO DAS PRAXEOLOGIAS EM DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Edelweis Tavares Barbosa edelweisb@yahoo.com.br
    UFPE-CAA
  • Anna Paula Brito Lima apbrito@gmail.com
    UFRPE

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa doutorado em andamento cujo objetivo consistiu em analisar e comparar as relações institucionais existentes nos programas de ensino nacional e o programa regional de Pernambuco e  três coleções didáticas, sobre o ensino de equações polinomial do primeiro grau a luz da Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1999), como um processo de análise que admite reconstruir a organização matemática existente no cerne de uma determinada instituição de ensino.  Os resultados indicam que a equação do primeiro grau é justificada como uma ferramenta para resolver problemas e não tem sua organização matemática caracterizadas nos documentos oficiais. Já em relação aos livros didáticos as transposições didáticas realizadas nessas coleções relativas ao conceito de equação do primeiro grau falham em não deixar clara a transição dos métodos de resolução aritméticos para os métodos de resolução algébricos, assim como não realizarem adequadamente a passagem da Aritmética para Álgebra.

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Biografia do Autor

  • Edelweis Tavares Barbosa, UFPE-CAA
    Professor do Núcleo de Formação Docente- NFD

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

BARBOSA, Edelweis Tavares; LIMA, Anna Paula Brito. EQUAÇÃO POLINOMIAL DO PRIMEIRO GRAU: COMPARATIVO DAS PRAXEOLOGIAS EM DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVRO DIDÁTICO. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 3, n. 17, 2016. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1521. Acesso em: 11 jul. 2025.