EQUAÇÃO POLINOMIAL DO PRIMEIRO GRAU: COMPARATIVO DAS PRAXEOLOGIAS EM DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVRO DIDÁTICO
Resumo
Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa doutorado em andamento cujo objetivo consistiu em analisar e comparar as relações institucionais existentes nos programas de ensino nacional e o programa regional de Pernambuco e três coleções didáticas, sobre o ensino de equações polinomial do primeiro grau a luz da Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1999), como um processo de análise que admite reconstruir a organização matemática existente no cerne de uma determinada instituição de ensino. Os resultados indicam que a equação do primeiro grau é justificada como uma ferramenta para resolver problemas e não tem sua organização matemática caracterizadas nos documentos oficiais. Já em relação aos livros didáticos as transposições didáticas realizadas nessas coleções relativas ao conceito de equação do primeiro grau falham em não deixar clara a transição dos métodos de resolução aritméticos para os métodos de resolução algébricos, assim como não realizarem adequadamente a passagem da Aritmética para Álgebra.
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