Lilian Nasser é a nova sócia emérita da SBEM

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Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

Desde sua fundação, em 27 de janeiro de 1988, a SBEM tem congregado milhares de profissionais da Educação Matemática e de áreas afins. Apesar de todos esses sócios serem muito especiais para a SBEM, desde 2016, alguns passaram a receber o título de sócio emérito.

Segundo a Resolução SBEM nº 4, o título de sócio emérito configura-se como uma categoria de filiação da SBEM, que visa a homenagear professores com reconhecida dedicação e empenho ao desenvolvimento da Educação Matemática no Brasil. A escolha desse sócio inicia com a indicação dos Diretores das regionais da SBEM e se dá por meio de votação entre todo Conselho Nacional Deliberativo, que inclui não só os Diretores Regionais, mas também os coordenadores de Grupo de Trabalho (GT) e os membros da Diretoria Nacional Executiva (DNE).

Lilian Nasser, indicada pela SBEM Rio de Janeiro, foi eleita na última consulta ao conselho. O anúncio surpresa aconteceu na noite de ontem (22/05), antes de uma palestra do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ, onde a pesquisadora atua. Apesar de aposentada, a professora Lilian continua contribuindo com a Educação Matemática, orientando mestrandos e doutorandos e, também, em diversas ações da SBEM, como na coordenação de um dos sub-eixos do Encontro Nacional de Educação Matemática.

 
A entrega do Prêmio Sócio Emérito acontecerá no dia 17 de julho, durante a cerimônia de encerramento do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, que este ano será realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá - MT.
Leia, abaixo, o texto de indicação produzido pela SBEM Rio de Janeiro, que apresenta brevemente a trajetória da professora Lilian e suas contribuições para nossa área.

Carioca, licenciada e bacharel em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestre em matemática pela mesma Instituição (1976) e PhD em Educação Matemática pela University of London, Reino Unido (1992), onde foi orientada pela Profa. Dra. Kathy Hart e apresentou a tese intitulada "Using the van Hiele Theory to Improve Secondary School Geometry in Brazil".

Lilian está entre as pesquisadoras brasileiras cuja reconhecida carreira acadêmica como pesquisadora em Educação Matemática e como professora da educação superior, lecionando disciplinas de graduação e de pós-graduação e atuando na orientação de dissertações de mestrado e de teses de doutorado na UFRJ, é enriquecida pela atuação prévia como professora da educação básica. Essa carreira inclui a produção de um grande número de artigos publicados em periódicos de referência em Educação Matemática, coautoria de 7 livros, além da apresentação de conferências plenárias como convidada em eventos importantes da área. Além disso, teve participação central em diversas políticas públicas em educação, dentre as quais destacamos a assessoria da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a coordenação adjunta de matemática do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, suas atividades de pesquisa têm se concentrado nas linhas de Educação Matemática no Ensino Superior, Argumentações e Processos Dedutivos, Educação Financeira e Avaliação da Aprendizagem. Tem participado ativamente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Sua atuação de liderança acadêmica no GT04 - Educação Matemática no Ensino Superior foi recentemente reconhecida pelo convite para escrever, em coautoria com as pesquisadoras Bárbara Bianchini, Lourdes Onuchic e Sônia Igliori, o capítulo "Mathematics Education at University Level: an Overview from GT04 Productions", retratando a produção científica desse GT, como parte do livro "Mathematics Education in Brazil: Panorama of Current Research", publicado pela prestigiada editora Springer em 2018.

Para além de sua produção acadêmica formal, a inegável contribuição de Lilian Nasser para a consolidação da Educação Matemática como área de pesquisa no Brasil e, em particular, no Rio de Janeiro - que justifica a presente indicação - é ilustrada por dois aspectos de destaque em sua trajetória: as atuações do Projeto Fundão Matemática, e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ (PEMAT-UFRJ). Juntamente com a Professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, Lilian teve um papel central na criação, em 1984, do Projeto Fundão Matemática, do qual participa deste então. O Projeto Fundão, que hoje é a ação de extensão mais antiga continuamente em atividade da UFRJ, foi uma inciativa pioneira em Educação Matemática, tendo inspirado e aberto caminho para diversas outras, dentre as quais o PEMAT-UFRJ, implantado na Universidade em 2006, com o primeiro curso de Doutorado na área de Educação Matemática no Estado.

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