EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DE SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Kátia Luciane Souza da Rocha revista@sbem.org
  • Eleni Bisognin revista@sbem.org

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados parciaisde uma investigação que tem como objetivoanalisar a contribuição do uso da ModelagemMatemática no estudo de funções envolvendo aexploração de questões ambientais. A pesquisa foidesenvolvida numa perspectiva qualitativa, cujosdados foram obtidos por meio de observaçõese entrevistas, com o propósito de melhorcompreender os fatos descritos. A experiênciafoi realizada com alunos de 8ª série de umaescola pública do município de São Gabriel/RSe envolveu o tema “Plantação de Eucaliptos”.Foram construídos modelos matemáticos quedescrevem as situações estudadas, bem comoforam analisadas as vantagens e desvantagensdo plantio de eucaliptos para o Bioma Pampa.A questão ambiental mostrou-se um campopropício para o ensino de Matemática naperspectiva da Modelagem Matemática.

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Publicado

2012-04-24

Como Citar

SOUZA DA ROCHA, Kátia Luciane; BISOGNIN, Eleni. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DE SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 10, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1461. Acesso em: 3 set. 2025.