EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DE SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Abstract
Neste artigo são apresentados resultados parciaisde uma investigação que tem como objetivoanalisar a contribuição do uso da ModelagemMatemática no estudo de funções envolvendo aexploração de questões ambientais. A pesquisa foidesenvolvida numa perspectiva qualitativa, cujosdados foram obtidos por meio de observaçõese entrevistas, com o propósito de melhorcompreender os fatos descritos. A experiênciafoi realizada com alunos de 8ª série de umaescola pública do município de São Gabriel/RSe envolveu o tema “Plantação de Eucaliptos”.Foram construídos modelos matemáticos quedescrevem as situações estudadas, bem comoforam analisadas as vantagens e desvantagensdo plantio de eucaliptos para o Bioma Pampa.A questão ambiental mostrou-se um campopropício para o ensino de Matemática naperspectiva da Modelagem Matemática.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-04-24
Issue
Section
Artigos Gerais
How to Cite
SOUZA DA ROCHA, Kátia Luciane; BISOGNIN, Eleni. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DE SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 10, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1461. Acesso em: 11 jul. 2025.