PARTES: UM MODO DE EFETUAR A PARTILHA DO PESCADO
Abstract
O presente estudo tem como objetivo analisaro modo como os pescadores da região de Itajaí/SC efetuam a partilha do pescado. Como muitosalunos da educação básica utilizam-se dosconhecimentos de seu cotidiano (nesse caso, apartilha do pescado) para solucionar problemasde matemática propostos em sala de aula,entrevistou-se um pescador e o representantedo Sindicato dos Pescadores para melhorcompreender essa relação estabelecida pelosalunos. As análises dos dados indicam que, paraefetuar a partilha do pescado, os pescadoresorganizam as quantidades em partes. O númerode partes que compete a cada tripulante de umaembarcação é estabelecido de acordo com otipo de pescado e a atividade que o tripulantedesempenha na pescaria. A partilha obedece aocritério de proporcionalidade, cujo coeficientemultiplicador é o número de partes. Os dadose informações permitiram elaborar um modelomatemático que representa a partilha do pescado.Este estudo encontra eco nas pesquisas querefletem sobre os conhecimentos matemáticosproduzidos nos contextos socioculturais.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.