PARTES: UM MODO DE EFETUAR A PARTILHA DO PESCADO

Autores

  • Idemar Vizolli revista@sbem.org

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisaro modo como os pescadores da região de Itajaí/SC efetuam a partilha do pescado. Como muitosalunos da educação básica utilizam-se dosconhecimentos de seu cotidiano (nesse caso, apartilha do pescado) para solucionar problemasde matemática propostos em sala de aula,entrevistou-se um pescador e o representantedo Sindicato dos Pescadores para melhorcompreender essa relação estabelecida pelosalunos. As análises dos dados indicam que, paraefetuar a partilha do pescado, os pescadoresorganizam as quantidades em partes. O númerode partes que compete a cada tripulante de umaembarcação é estabelecido de acordo com otipo de pescado e a atividade que o tripulantedesempenha na pescaria. A partilha obedece aocritério de proporcionalidade, cujo coeficientemultiplicador é o número de partes. Os dadose informações permitiram elaborar um modelomatemático que representa a partilha do pescado.Este estudo encontra eco nas pesquisas querefletem sobre os conhecimentos matemáticosproduzidos nos contextos socioculturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-04-24

Como Citar

VIZOLLI, Idemar. PARTES: UM MODO DE EFETUAR A PARTILHA DO PESCADO. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 10, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1465. Acesso em: 11 jul. 2025.