PARTES: UM MODO DE EFETUAR A PARTILHA DO PESCADO
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisaro modo como os pescadores da região de Itajaí/SC efetuam a partilha do pescado. Como muitosalunos da educação básica utilizam-se dosconhecimentos de seu cotidiano (nesse caso, apartilha do pescado) para solucionar problemasde matemática propostos em sala de aula,entrevistou-se um pescador e o representantedo Sindicato dos Pescadores para melhorcompreender essa relação estabelecida pelosalunos. As análises dos dados indicam que, paraefetuar a partilha do pescado, os pescadoresorganizam as quantidades em partes. O númerode partes que compete a cada tripulante de umaembarcação é estabelecido de acordo com otipo de pescado e a atividade que o tripulantedesempenha na pescaria. A partilha obedece aocritério de proporcionalidade, cujo coeficientemultiplicador é o número de partes. Os dadose informações permitiram elaborar um modelomatemático que representa a partilha do pescado.Este estudo encontra eco nas pesquisas querefletem sobre os conhecimentos matemáticosproduzidos nos contextos socioculturais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.