A GEOMETRIA QUE EXISTE ALÉM DO OLHAR: LEVANDO A GEOMETRIA DA NATUREZA PARA DENTRO DA ESCOLA

Autores

  • Karin Ritter Jelinek revista@sbem.org
  • Adriana Justin Cerveira Kampff revista@sbem.org

Resumo

Este artigo relata a experiência de um grupo deprofessores com o desenvolvimento do projetointerdisciplinar Além do Olhar: por um mundomelhor. O projeto foi realizado com alunos desétima série do ensino fundamental, buscandofomentar nos alunos a construção de um novoolhar sobre o cotidiano e o mundo que os cerca.A disciplina de Matemática utilizou-se daGeometria Fractal para enriquecer as discussõese apresentar visões sobre o mundo em queestamos inseridos e que, muitas vezes, nãopercebemos. Diferentes conceitos da Matemáticaforam explorados, como o de variável, simetria,proporcionalidade, semelhança, entre outros.A associação da disciplina de Matemáticacom as novas tecnologias deu-se pela inegávelcontribuição que essa área apresenta para oestudo da Geometria, com destaque, neste relato,para a utilização do software Imagine, ambientede programação Logo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-04-24

Como Citar

RITTER JELINEK, Karin; JUSTIN CERVEIRA KAMPFF, Adriana. A GEOMETRIA QUE EXISTE ALÉM DO OLHAR: LEVANDO A GEOMETRIA DA NATUREZA PARA DENTRO DA ESCOLA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 10, 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1476. Acesso em: 12 jul. 2025.