INVESTIGANDO OS ERROS DOS ALUNOS COMO FONTE DE POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS

Authors

  • Diogo Pinheiro Santos diogopinheiromat@hotmail.com
  • Natércia Andrade Lopes Neta natercia.lopes@ufpe.br

Abstract

Este artigo busca entender os aspectos que englobam os processos e dificuldades mostrados pelos alunos nas resoluções e aplicações de conceitos sobre as equações do 1º grau, tendo como referência, estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia da cidade de Maceió/AL. Diante disso, buscou-se entender a forma como o erro pode ser usado como agente que exerce influência positiva e desafiadora no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Registrou-se o entendimento dos alunos em torno do processo de assimilação das competências referentes ao estudo das equações desencadeado a partir da resolução de um exame com atividades matemáticas e discussão das estratégias usadas através de uma entrevista, projetando o erro como parte da construção do conhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Diogo Pinheiro Santos
    Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física, graduado em Matemática, UFAL.
  • Natércia Andrade Lopes Neta
    Mestre em Educação Matemática e Tecnológica, UFPE, especialista em Gestão Escolar e graduada em Matemática, UFAL.

Published

2014-02-12

How to Cite

SANTOS, Diogo Pinheiro; LOPES NETA, Natércia Andrade. INVESTIGANDO OS ERROS DOS ALUNOS COMO FONTE DE POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 14, 2014. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1500. Acesso em: 11 jul. 2025.