O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PARA APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: diagnóstico nas escolas da rede pública de São João Batista, Santa Catarina
Resumo
Nas aulas de Matemática, as atividades práticas são essenciais para permitir a aprendizagem dos estudantes, vivenciando os conteúdos adquiridos nas aulas teóricas. As experimentações são dotadas de expectativa pelos estudantes, porque estes solicitam a visualização dos conteúdos abordados pelos livros didáticos de Matemática de modo mais concreto. A partir desta concepção, os objetivos deste artigo são de avaliar as condições dos laboratórios didáticos e frequente utilização pelos professores, pois a ausência tanto de materiais como as condições estruturais podem diminuir o acesso a esse espaço tão importante para a construção do conhecimento matemático. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário semiestruturado com professores de Matemática de cinco escolas públicas de São João Batista, Santa Catarina. Os resultados apontaram que a maioria das escolas investigadas não possuem espaço físico para a montagem do laboratório de Matemática, bem como, certo abandono desse espaço nas escolas que possuem o laboratório.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.