A MOBILIZAÇÃO DOS ALUNOS E SUA RELAÇÃO COM O SABER NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência de orientação de pesquisas desenvolvidas por alunos do chamado Ensino Médio Politécnico, implementado na rede estadual do Rio Grande do Sul. Trata-se de um recorte de um estudo etnográfico realizado pela primeira autora, que ministrou o componente curricular Seminário Integrado, no ano de 2013, em duas turmas de Ensino Médio de uma escola do interior do Estado. Observou-se que os processos de mobilização dos alunos para a realização de suas pesquisas foram desiguais, que os alunos evitaram usar Matemática nas suas pesquisas e que a Matemática utilizada foi trivial. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com treze estudantes das duas turmas, buscando compreender seus processos de mobilização para a produção das pesquisas. A análise das entrevistas enfoca a relação dos alunos com o saber, a escola e o trabalho. Também são apresentadas explicações para a ausência ou para a trivialidade da Matemática presente nas pesquisas. Ao final, são tecidas considerações sobre a proposta curricular de um ensino centrado no desenvolvimento de projetos e no cotidiano dos alunos.
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