PRODUÇÃO ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DESCRITIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA
Resumo
Resumo
No cenário educacional brasileiro é perceptível a necessidade de ampliação das discussões que levem a um ensino com maior significado. Dessa forma, este artigo apresenta reflexões e relatos sobre a contribuição da produção escrita em aulas de Matemática, por considerar que esta influencia na aprendizagem dos estudantes, permitindo que expressem saberes matemáticos de modos diferentes do estritamente formal, centrado em regras, fórmulas, axiomas, definições e teoremas. O texto aborda a aplicação de uma atividade envolvendo a produção escrita e a avaliação da aquisição do conhecimento de estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Consideramos que a atividade de avaliação descritiva permite ao educador perceber as ideias matemáticas que emergiram durante o processo avaliativo. Além disso, proporciona que estudantes com histórico de dificuldade em matemática se motivem para a aprendizagem e se expressem com mais segurança.
Palavras-chave: Educação Matemática. Produção escrita em aulas de Matemática. Linguagem matemática. Avaliação descritiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.