CONHECIMENTOS DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DO CONCEITO DE RAIZ QUADRADA
Resumo
Apresentamos neste trabalho os resultados de uma pesquisa realizada com 28 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado do Paraná. Para a realização da investigação, tivemos como objetivo principal identificar conhecimentos relacionados ao conceito de raiz quadrada, manifestados pelos sujeitos colaboradores da pesquisa. Os dados foram coletados pela professora regente da turma em horário convencional de sala de aula, e os alunos resolveram individualmente tarefas matemáticas, previamente elaboradas pelas pesquisadoras. A estruturação das tarefas, bem como as análises da pesquisa tiveram como respaldo a teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, que defende que a compreensão de um conceito ocorre na ação dos sujeitos e conforme as situações que eles vivenciam. As análises foram realizadas por agrupamento de respostas matematicamente correspondentes, com atenção especial aos conhecimentos falsos manifestados nas respostas dos sujeitos. Sempre que possível, os conhecimentos falsos manifestados pelos alunos foram modelados na forma de teoremas em ação, categoria de conhecimentos implícitos possíveis de serem manifestados pelos sujeitos, conforme definida por Vergnaud. Os resultados apontam incompreensões dos alunos a respeito do conceito de raiz quadrada, principalmente em relação às operações de adição e subtração entre radicais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.