CONCEPÇÕES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: ESTADO DA ARTE
Resumo
Este trabalho visa destacar os modos de conceber a Resolução de Problemas na formação e na prática docente do professor de Matemática. Para isso, realizamos um mapeamento da produção acadêmica acerca da Resolução de Problemas na última década (2006 – 2016), disponível na internet. A busca foi realizada no site do Google Acadêmico através de palavras-chave como: resolução de problemas, metodologia e prática de ensino, ensino-aprendizagem de matemática, prática e formação docente em matemática. Encontramos convergências que nos permitiu identificar quatro concepções de Resolução de Problemas; a com foco descritivo, na qual se ensina sobre resolução de problemas; a com foco prescritivo, na qual o ensino é para a resolução de problemas, a com foco construtivo-interacionista, na qual o ensino se dá através da resolução de problemas e, a com foco descritivo-prescritivo, na qual o ensino é sobre resolução de problemas para resolução de problemas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.