CONCEPÇÕES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: ESTADO DA ARTE
Resumo
Este trabalho visa destacar os modos de conceber a Resolução de Problemas na formação e na prática docente do professor de Matemática. Para isso, realizamos um mapeamento da produção acadêmica acerca da Resolução de Problemas na última década (2006 – 2016), disponível na internet. A busca foi realizada no site do Google Acadêmico através de palavras-chave como: resolução de problemas, metodologia e prática de ensino, ensino-aprendizagem de matemática, prática e formação docente em matemática. Encontramos convergências que nos permitiu identificar quatro concepções de Resolução de Problemas; a com foco descritivo, na qual se ensina sobre resolução de problemas; a com foco prescritivo, na qual o ensino é para a resolução de problemas, a com foco construtivo-interacionista, na qual o ensino se dá através da resolução de problemas e, a com foco descritivo-prescritivo, na qual o ensino é sobre resolução de problemas para resolução de problemas.Downloads
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Publicado
2018-07-19
Edição
Seção
Artigos Gerais
Como Citar
LEAL JUNOR, Luiz Carlos; PINHEIRO LOPES, José Milton. CONCEPÇÕES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: ESTADO DA ARTE. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 19, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1598. Acesso em: 12 jul. 2025.