CONCEPÇÕES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: ESTADO DA ARTE

Autores

  • Luiz Carlos Leal Junor jhcleal@gmail.com
    IFSP UNESP
  • José Milton Pinheiro Lopes jmilton.ufjf@gmail.com
    UNESP

Resumo

Este trabalho visa destacar os modos de conceber a Resolução de Problemas na formação e na prática docente do professor de Matemática. Para isso, realizamos um mapeamento da produção acadêmica acerca da Resolução de Problemas na última década (2006 – 2016), disponível na internet. A busca foi realizada no site do Google Acadêmico através de palavras-chave como: resolução de problemas, metodologia e prática de ensino, ensino-aprendizagem de matemática, prática e formação docente em matemática. Encontramos convergências que nos permitiu identificar quatro concepções de Resolução de Problemas; a com foco descritivo, na qual se ensina sobre resolução de problemas; a com foco prescritivo, na qual o ensino é para a resolução de problemas, a com foco construtivo-interacionista, na qual o ensino se dá através da resolução de problemas e, a com foco descritivo-prescritivo, na qual o ensino é sobre resolução de problemas para resolução de problemas.

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Biografia do Autor

  • Luiz Carlos Leal Junor, IFSP UNESP
    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2006) e é doutorando em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Análise, atuando principalmente nos seguintes temas: Resolução de Problemas, Filosofia e Psicologia da Educação Matemática e Análise Matemática.
  • José Milton Pinheiro Lopes, UNESP
    Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2011), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013), e atualmente cursa o Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista(UNESP), campus Rio Claro/SP. Leciona para os níveis: fundamental, médio e superior.

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Publicado

2018-07-19

Como Citar

LEAL JUNOR, Luiz Carlos; PINHEIRO LOPES, José Milton. CONCEPÇÕES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: ESTADO DA ARTE. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 19, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1598. Acesso em: 12 jul. 2025.