ENSINO NORMAL E MATEMÁTICA NA ESCOLA SALVATORIANA BOM CONSELHO DE PASSO FUNDO - RS
Resumo
O presente trabalho vem tratar de algumas considerações envolvendo a Matemática e o Ensino Normal na Escola Salvatoriana Bom Conselho de Passo Fundo – RS, como parte integrante do Projeto Práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul. Destaca os elementos catalogados nos arquivos da referida Escola e com eles estabelece um diálogo na intenção de pontuar como a Matemática se fez presente na formação das professoras primárias que o educandário tinha a intenção de formar. Frente ao material já pesquisado se fez uma opção de destacar alguns aspectos desta formação, em especial a que trata das disciplinas envolvendo Matemática, as provas de seleção ao Curso Normal, Exames finais das disciplinas e a presença da Matemática Moderna junto ao Curso em questão. As conclusões chegadas, em um primeiro momento, salientam a percepção da preocupação de constituir professoras primárias com bom nível intelectual e assessora-las, através das disciplinas presentes em sua formação, de condições para a profissionalização de sua atividade. Em um segundo momento, os indícios de Matemática, encontrados nos documentos analisados, revelam um paralelo envolvendo conteúdos ensinados às futuras professoras primárias e conteúdos que estas deveriam ensinar a seus futuros alunos, bem como de orientações de natureza metodológica para este ensino. Tais percepções indicam uma dinâmica do Curso Normal em questão, em relação à Matemática, de formar professoras primárias com excelência profissional para o exercício de suas futuras atividades docentes.
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