O JOGO “ONDE ESTÁ O ERRO?” NO ENSINO DE SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES
Resumo
Neste artigo, compartilhamos uma experiência no âmbito do Pibid, com turmas de segundo ano de Ensino Médio, de uma escola estadual situada na cidade de Vitória – ES. Partimos dos estudos de Raymond Duval, que indica que todo objeto matemático precisa ser reconhecido em cada uma de suas representações possíveis. Pretendemos, assim, analisar, ao longo deste texto, o emprego da Teoria dos Registros de Representação Semiótica em uma dinâmica com utilização do jogo “Onde está o erro?”. Adotamos essa metodologia de ensino porque acreditamos que o jogo é um recurso didático que oportuniza um estreitamento na relação entre alunos e que permite a construção do conhecimento matemático. Observamos que os alunos, enquanto analisaram as cinco fichas do jogo para identificar cada erro, coordenaram diversos registros de representação e transitaram entre eles. Assim, percebemos que o jogo possibilitou a exposição dos pensamentos dos alunos e abriu espaço para que bolsistas e professora analisassem tais ideias e contribuíssem com a construção conhecimento matemático.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.