O JOGO “ONDE ESTÁ O ERRO?” NO ENSINO DE SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES
Abstract
Neste artigo, compartilhamos uma experiência no âmbito do Pibid, com turmas de segundo ano de Ensino Médio, de uma escola estadual situada na cidade de Vitória – ES. Partimos dos estudos de Raymond Duval, que indica que todo objeto matemático precisa ser reconhecido em cada uma de suas representações possíveis. Pretendemos, assim, analisar, ao longo deste texto, o emprego da Teoria dos Registros de Representação Semiótica em uma dinâmica com utilização do jogo “Onde está o erro?”. Adotamos essa metodologia de ensino porque acreditamos que o jogo é um recurso didático que oportuniza um estreitamento na relação entre alunos e que permite a construção do conhecimento matemático. Observamos que os alunos, enquanto analisaram as cinco fichas do jogo para identificar cada erro, coordenaram diversos registros de representação e transitaram entre eles. Assim, percebemos que o jogo possibilitou a exposição dos pensamentos dos alunos e abriu espaço para que bolsistas e professora analisassem tais ideias e contribuíssem com a construção conhecimento matemático.Downloads
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