ENGENHARIA DIDÁTICA PARA O TEOREMA FUNDAMENTAL DAS CURVAS PLANAS: ANÁLISES PRELIMINARES E A PRIORI
Resumo
O Teorema Fundamental das Curvas Planas – TCP - se apresenta como um assunto considerado na abordagem tradicional da teoria de Geometria Diferencial. Nesse artigo se descreve, de modo particular, duas etapas previstas pela Engenharia Didática – ED: as fases de análise prévias e análise a priori. Enfatizam-se atividades descritas/estruturadas com apoio da tecnologia. A mediação afetada pela exploração adequada de softwares possibilita evitar determinados elementos que atuam como entraves a um entendimento amplo, inerente ao TCP. Desse modo, com a indicação e estruturação de situações-problema, se imprime maior ênfase na visualização e entendimento de propriedades qualitativas (gráfico-geométricas) e não apenas de natureza algorítmicas. Por fim, com elementos questionados nos livros didáticos de Geometria Diferencial, proporciona-se a descrição de fatores pertinentes á mediação didática do TCP.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.