ENGENHARIA DIDÁTICA PARA O TEOREMA FUNDAMENTAL DAS CURVAS PLANAS: ANÁLISES PRELIMINARES E A PRIORI

Autores

  • Ana Carla Pimentel Paiva carlapimentel00@gmail.com
    Instituto Federal do Ceará
  • Francisco Regis Vieira Alves fregis@ifce.edu.br
    Professor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - IFCE

Resumo

O Teorema Fundamental das Curvas Planas – TCP - se apresenta como um assunto considerado na abordagem tradicional da teoria de Geometria Diferencial. Nesse artigo se descreve, de modo particular, duas etapas previstas pela Engenharia Didática – ED: as fases de análise prévias e análise a priori. Enfatizam-se atividades descritas/estruturadas com apoio da tecnologia. A mediação afetada pela exploração adequada de softwares possibilita evitar determinados elementos que atuam como entraves a um entendimento amplo, inerente ao TCP. Desse modo, com a indicação e estruturação de situações-problema, se imprime maior ênfase na visualização e entendimento de propriedades qualitativas (gráfico-geométricas) e não apenas de natureza algorítmicas. Por fim, com elementos questionados nos livros didáticos de Geometria Diferencial, proporciona-se a descrição de fatores pertinentes á mediação didática do TCP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Carla Pimentel Paiva, Instituto Federal do Ceará
    Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - IFCE

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

PAIVA, Ana Carla Pimentel; ALVES, Francisco Regis Vieira. ENGENHARIA DIDÁTICA PARA O TEOREMA FUNDAMENTAL DAS CURVAS PLANAS: ANÁLISES PRELIMINARES E A PRIORI. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 19, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1795. Acesso em: 28 ago. 2025.