A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR EM MATEMÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES: AÇÕES E REFLEXÕES
Abstract
Neste artigo tem-se como objetivo relatar ações constituintes do primeiro Estágio Curricular Obrigatório em Matemática realizado por futuros professores e algumas de suas potencialidades. Nesse Estágio, os futuros professores desenvolveram as seguintes ações: Estágio de Observação, Elaboração de Relatório de Estágio de Observação, Preparação de aulas para o Estágio de Regência, Estágio de Regência e elaboração de Relatório Final de Estágio. A partir de reflexões oriundas de discussões realizadas com esses estagiários e de sua produção escrita, foi possível evidenciar que o modo como essas ações foram propostas e desenvolvidas oportunizou a futuros professores: análise de diferentes fatores da dinâmica das aulas de Matemática e como podem interferir nos processos de ensino e de aprendizagem dessa disciplina; planejamento e desenvolvimento de aulas na Educação Básica utilizando alguma das tendências metodológicas presentes na literatura da Educação Matemática; abertura para o trabalho com os pares; a intenção de incorporar ou não aspectos de práticas pedagógicas observados em outros professores; além de reflexões a respeito da prática pedagógica desenvolvida e da participação do Estágio em sua formação como professores. Diante disso, pode-se destacar que a primeira experiência de Estágio Curricular já possibilitou a futuros professores a mobilização ou o desenvolvimento de conhecimentos profissionais e de diferentes aspectos de sua identidade profissional docente, revelando indícios de contribuições para o seu desenvolvimento profissional.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.