LOGARITMOS, TRIGONOMETRIA, MATRIZES E DETERMINANTES: UMA ANÁLISE DE ITENS DO ENEM DO PONTO DE VISTA CURRICULAR
Resumo
Este artigo responde à questão “de que forma e quantidade os itens que envolvem os conteúdos de logaritmos, trigonometria, matrizes e determinantes vem ocorrendo nas provas do ENEM ao longo dos últimos anos?” A motivação provém (i) da lacuna da literatura quanto à proporção entre os conteúdos curriculares propostos do Ensino Médio e aqueles avaliados pelo ENEM e (ii) dos conteúdos que são requisitos para as disciplinas de cálculo, geometria analítica e álgebra linear em cursos de ciências exatas e de engenharias. Foram minerados os microdados do ENEM de 2009 a 2014 e analisado o currículo de Matemática do Estado de São Paulo. Resultados mostram que, em seis anos de aplicação do ENEM, apenas 3.3% do conteúdo curricular pertence aos conteúdos analisados, comprometendo a validade de conteúdo do teste.Downloads
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Publicado
2018-02-22
Edição
Seção
Artigos Gerais
Como Citar
PITON-GONÇALVES, Jean; DE SOUZA, Erica Rachel; LAMONATO, Maiza. LOGARITMOS, TRIGONOMETRIA, MATRIZES E DETERMINANTES: UMA ANÁLISE DE ITENS DO ENEM DO PONTO DE VISTA CURRICULAR. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 18, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1842. Acesso em: 11 jul. 2025.