APLICAÇÕES DE RSTUDIO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ELABORAÇÃO DE ARTEFATOS E CIÊNCIA DE DADOS COMO MATÉTICA

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir contribuições para a aprendizagem de Matemática da construção de ‘artefatos’, que possam ser mostrados, discutidos, examinados, sondados e admirados, construídos pelo uso do RStudio que aqui é interpretado como um micromundo de Ciência de Dados. Aqui é trazido o conceito da ‘arte de aprender’, que Papert define como Matética, visando problematizar, também, o quanto os atuais cursos de formação de professores supervalorizam o ensino enquanto carecem de questões que envolvam o aprender. Demonstraremos, aqui, como é possível utilizar o RStudio mesmo com pouco conhecimento em linguagem de programação, que o campo da Estatística possui alternativas aos seus métodos convencionais de ensino e que estas são capazes de desenvolver aptidões através da construção do conhecimento que parte dos próprios estudantes, visto que eles irão definir, manipular e tratar dados que partam de seus interesses.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isadora Luiz Lemes, Ulbra - PPGECIM
    Licenciada em Física. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECIM/Ulbra.
  • Renato P. dos Santos, Ulbra - Universidade Luterana do Brasil
    Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em  Ensino-Aprendizagem e TIC, atuando principalmente nos seguintes temas:  aplicações do Big Data no Ensino de Física e Matemática, mundos vituais, Tecnologias Web 2.0 para Educação, Ensino de Física no Second Life.

Downloads

Publicado

2018-02-22

Como Citar

LEMES, Isadora Luiz; P. DOS SANTOS, Renato. APLICAÇÕES DE RSTUDIO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ELABORAÇÃO DE ARTEFATOS E CIÊNCIA DE DADOS COMO MATÉTICA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 18, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1843. Acesso em: 11 jul. 2025.