A INTERPRETAÇÃO GLOBAL FIGURAL COMO RECURSO PARA O ESBOÇO DE CURVAS DE FUNÇÕES MODULARES LINEARES

Autores

  • Lucia Menoncini lucia.menoncini@uffs.edu.br
    Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Méricles Thadeu Moretti mthmoretti@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Neste trabalho estudamos o esboço de curvas de funções modulares lineares, tendo como referencial o procedimento de interpretação global figural proposto por Raymond Duval em sua Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Diferentemente da visão pontual e local oriunda da abordagem ponto a ponto, comumente utilizada no ensino para efetuar o esboço de curvas de funções, tal procedimento busca um olhar mais amplo acerca das referidas curvas, uma vez que o traçado é compreendido como representação de um objeto descrito por uma expressão algébrica. Desta forma é possível estabelecer correspondências entre os registros algébrico e gráfico, de modo que se perceba como eles estão articulados entre si e que ambos representam o mesmo objeto matemático, possibilitando assim uma melhor compreensão do conceito de função modular linear.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucia Menoncini, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Licenciada em Matemática, Mestre em Matemática e Computação Científica, Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pelo PPGECT/UFSC. Professora da UFFS.
  • Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutor em Didática da Matemática. Professor do Departamento de Matemática e do PPGECT/UFSC

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

A INTERPRETAÇÃO GLOBAL FIGURAL COMO RECURSO PARA O ESBOÇO DE CURVAS DE FUNÇÕES MODULARES LINEARES. (2017). Educação Matemática Em Revista - RS, 1(18). https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1872