A INTERPRETAÇÃO GLOBAL FIGURAL COMO RECURSO PARA O ESBOÇO DE CURVAS DE FUNÇÕES MODULARES LINEARES
Resumo
Neste trabalho estudamos o esboço de curvas de funções modulares lineares, tendo como referencial o procedimento de interpretação global figural proposto por Raymond Duval em sua Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Diferentemente da visão pontual e local oriunda da abordagem ponto a ponto, comumente utilizada no ensino para efetuar o esboço de curvas de funções, tal procedimento busca um olhar mais amplo acerca das referidas curvas, uma vez que o traçado é compreendido como representação de um objeto descrito por uma expressão algébrica. Desta forma é possível estabelecer correspondências entre os registros algébrico e gráfico, de modo que se perceba como eles estão articulados entre si e que ambos representam o mesmo objeto matemático, possibilitando assim uma melhor compreensão do conceito de função modular linear.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.