Matemática: do mal-estar docente ao prazer de aprendê-Ia e ensiná-Ia

Authors

  • Carmen Avani Eckhardt leivasjc@terra.com.br
    Doutoranda e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialista em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e é Assessora Técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed/Poa).

Keywords:

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Abstract

O presente artigo tratará sobre modificações que aconteceram nos sentimentos de um grupo de professores das séries iniciais em relação à Matemática. O fundamental, nesse processo foi a existência de um Laboratório de Matemática. Foi através do mesmo que a educação continuada dos professores tomou corpo no período de 1991 a 1997. As mudanças dos professores aconteceram ao longo de quatro etapas de desenvolvimento profissional: a tradicional, a de contraposição ao modelo tradicional, a de inovação e a de (re)construção permanente. Nestas a construção da realização profissional foi evoluindo de um mal-estar dos professores, a partir de um ensino tradicional de Matemática, passando por um desequílíbrio como forma de superação desse sentimento para, então, buscar a realização, na qual houve a percepção da construção própria, do aluno e do grupo e,num momento posterior, sentir uma incompletude permanente e a realização profissional de fato.

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Published

2020-05-30

How to Cite

AVANI ECKHARDT, Carmen. Matemática: do mal-estar docente ao prazer de aprendê-Ia e ensiná-Ia. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2293. Acesso em: 11 jul. 2025.