Matemática: do mal-estar docente ao prazer de aprendê-Ia e ensiná-Ia
Keywords:
-Abstract
O presente artigo tratará sobre modificações que aconteceram nos sentimentos de um grupo de professores das séries iniciais em relação à Matemática. O fundamental, nesse processo foi a existência de um Laboratório de Matemática. Foi através do mesmo que a educação continuada dos professores tomou corpo no período de 1991 a 1997. As mudanças dos professores aconteceram ao longo de quatro etapas de desenvolvimento profissional: a tradicional, a de contraposição ao modelo tradicional, a de inovação e a de (re)construção permanente. Nestas a construção da realização profissional foi evoluindo de um mal-estar dos professores, a partir de um ensino tradicional de Matemática, passando por um desequílíbrio como forma de superação desse sentimento para, então, buscar a realização, na qual houve a percepção da construção própria, do aluno e do grupo e,num momento posterior, sentir uma incompletude permanente e a realização profissional de fato.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-05-30
Issue
Section
Memória
How to Cite
AVANI ECKHARDT, Carmen. Matemática: do mal-estar docente ao prazer de aprendê-Ia e ensiná-Ia. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2293. Acesso em: 11 jul. 2025.