Matemática: do mal-estar docente ao prazer de aprendê-Ia e ensiná-Ia
Palavras-chave:
-Resumo
O presente artigo tratará sobre modificações que aconteceram nos sentimentos de um grupo de professores das séries iniciais em relação à Matemática. O fundamental, nesse processo foi a existência de um Laboratório de Matemática. Foi através do mesmo que a educação continuada dos professores tomou corpo no período de 1991 a 1997. As mudanças dos professores aconteceram ao longo de quatro etapas de desenvolvimento profissional: a tradicional, a de contraposição ao modelo tradicional, a de inovação e a de (re)construção permanente. Nestas a construção da realização profissional foi evoluindo de um mal-estar dos professores, a partir de um ensino tradicional de Matemática, passando por um desequílíbrio como forma de superação desse sentimento para, então, buscar a realização, na qual houve a percepção da construção própria, do aluno e do grupo e,num momento posterior, sentir uma incompletude permanente e a realização profissional de fato.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.









