ESCUNA: Projeto Escola-Comunidade-Universidade

Authors

  • Débora Pereira Laurino debora@ceamecim.furg.br
    Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande, Membro do CEAMECIM - Centro de Educação Ambiental em Ciências e Matemática, Doutora em Informática na Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Sheyla Costa Rodrigues Sheyla@ceamecim.furg.br
    Professora do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento da Universidade Federal do Rio Grande, Membro do CEAMECIM - Centro de Educação Ambiental em Ciências e Matemática, Doutoranda em Informática na Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Keywords:

-

Abstract

O projeto é uma parceria entre a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Prefeitura Municipal do Rio Grande, tendo como objetivo a implementação da metodologia de projetos de aprendizagem e a informatização da rede municipal de ensino, visando a democratização, a melhoria do ensino e a qualificação para o mercado de trabalho. Com base em experiências de construção de ambientes de aprendizagem suportados pelas tecnologias da informação e comunicação (http://educadi.psico. ufrgs.br; http://oea.psico.ufrgs.br; http://mathematikos.psico.ufrgs.br; COSTA et al. 1997; NEVADO, 2000; MAGDALENA & COSTA, 2000) buscamos, nesse projeto, superar fronteiras geográficas; favorecer a interação em tempo real (on-line) ou não (off-line); facilitar a construção do conhecimento de forma compartilhada e coletiva; propiciar a atualização de informações; fortalecer os vínculos entre escola e comunidade por meio do acesso a tecnologia e possibilitar o desenvolvimento de novos talentos/competências em todas as áreas valorizando o conhecimento e a dignidade do indivíduo visando superar o paradigma da linearidade, complexificando a educação e a sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-06-02

How to Cite

PEREIRA LAURINO, Débora; COSTA RODRIGUES, Sheyla. ESCUNA: Projeto Escola-Comunidade-Universidade. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 5, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2335. Acesso em: 11 jul. 2025.