Newton, Leibniz e Bolt

modelação na formação de professores de matemática

Autores

  • Rafael Winícius da Silva Bueno buenorws@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha http://orcid.org/0000-0002-9573-8053
  • Nathalia da Rosa Lopes nathalia.lopes@iffarroupilha.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Débora da Silva de Lara debora.lara@iffarroupilha.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.77-88

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa que busca avaliar a repercussão, entre os acadêmicos de um curso de licenciatura em matemática, da introdução da Modelação, permeada por tecnologias digitais, no contexto de ensino e de aprendizagem do conceito de derivada. No marco teórico da investigação, destacam-se as ideias de Biembengut, Bassanezi e Dewey. Após a realização de atividade, na qual se procurou determinar a velocidade instantânea dos colegas, propôs-se aos futuros professores uma questão dissertativa. Optando-se por um panorama qualitativo, com o propósito de compreender as impressões discentes sobre o alcance do trabalho realizado, as respostas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Pôde-se perceber que os acadêmicos viram, nessa abordagem metodológica, uma oportunidade de intersecção entre teoria e prática, uma forma diferente de cativar seus alunos, fomentando o engajamento no estudo de matemática, bem como uma experiência formativa importante, capaz de inspirar sua atuação docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Winícius da Silva Bueno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

    Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

BUENO, Rafael Winícius da Silva; LOPES, Nathalia da Rosa; DE LARA, Débora da Silva. Newton, Leibniz e Bolt: modelação na formação de professores de matemática . Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.77-88. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2761. Acesso em: 27 ago. 2025.