DUAS CONTRIBUIÇÕES DA LESSON STUDY JAPONESA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A TERMINOLOGIA EFICAZ PARA PLANEJAMENTO DE AULAS E COMO FORÇA PROMOTORA DE GRUPOS DE ESTUDO SUSTENTÁVEIS
TWO CONTRIBUTIONS OF JAPANESE LESSON STUDY FOR THE MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: THE EFFECTIVE TERMINOLOGY FOR DESIGNING LESSONS AND AS A DRIVING FORCE TO PROMOTE SUSTAINABLE STUDY GROUPS
Resumo
Após evoluir por 150 anos, a Lesson Study Japonesa está trazendo contribuições para a educação matemática dos tempos contemporâneos. Duas delas são apresentadas neste artigo: a formação de professores para entender o planejamento eficaz das aulas, alinhadas a um currículo escolar, e o significado de um grupo de estudo sustentável para implementar a Lesson Study fora do Japão. A investigação considerou os princípios da Lesson Study em que o estabelecimento de uma terminologia comum para o planejamento da aula de matemática é considerado essencial para sustentar a implementação de Grupos de Estudos. O artigo apresenta um esquema de desenho curricular na perspectiva de desenvolvimento do pensamento matemático, com exemplo da terminologia para a multiplicação no ensino básico e um percurso organizacional na criação de um Grupo de Estudos sustentável em Lesson Study no Chile. O artigo apresenta reflexões sobre as possibilidades de trabalhar Lesson Study fora do Japão.
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