ALÉM DAS FACES COLORIDAS: A UTILIZAÇÃO DO CUBO MÁGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA

Autores/as

10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.92-101

Resumen

O presente artigo busca investigar e promover as potencialidades do Cubo Mágico como recurso pedagógico no ensino e aprendizagem da matemática. Para isso, realizou-se um resgate histórico para compreender sua evolução, relevância como objeto de entretenimento e desafio e, além disso, uma pesquisa acerca de possibilidades de utilização em sala de aula. Foram analizadas nove dissertações sobre o tema, identificando as potencialidades da utilização do Cubo Mágico no desenvolvimento de habilidades matemáticas e na motivação dos estudantes. Relata-se a aplicação de uma proposta pedagógica, com o objetivo identificar alguns conceitos matemáticos relacionados com o Cubo e melhorar o engajamento de estudantes de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa, busca contribuir para a disseminação e ampliação do uso do Cubo Mágico como recurso pedagógico, promovendo a concentração, o raciocínio lógico, planejamento estratégico e perseverança na resolução de problemas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Universidade Federal do Rio Grande

    Universidade Federal do Rio Grande

    Instituto de Matemática Estatística e Física

    Área: Matemática

Publicado

2024-08-03

Cómo citar

MENEGHETTI, Cinthya Maria Schneider; ANDRADE PEDROTTI, Vitor. ALÉM DAS FACES COLORIDAS: A UTILIZAÇÃO DO CUBO MÁGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 25, 2024. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.92-101. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3781. Acesso em: 11 jul. 2025.