A IMPORTÂNCIA DO PARFOR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS.

Autores

  • Franklane Souza da Costa frank.lane@ufam.edu.br
    UFAM/ Mestrando
10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2024.p.28-38

Resumo

O referido texto trata-se de um recorte de uma pesquisa em andamento. Apresenta angústias e reflexões que emergem ao longo do desenvolvimento da pesquisa no âmbito do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa da qual resultou o presente texto, tem o objetivo de analisar a importância do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) para a formação de Licenciatura em Matemática, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Este estudo tem o intuito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Qual a importância do Parfor para a formação de professores em Licenciatura em Matemática no Interior do estado do Amazonas. Para podermos elucidar o problema de pesquisa, bem como alcançar os objetivos propostos, teremos como objetivo geral analisar importância do Parfor para formação de professores de Licenciatura em Matemática no interior do Estado do Amazonas. Neste sentindo, buscou-se alicerçar a reflexão realizada com teóricos da área da Educação, mais precisamente com aqueles se investem em construir e produzir conhecimento acerca da importância do processo formativo ofertado pelo PARFOR. Nesta etapa da pesquisa dialogou-se principalmente com Almeida, Nascimento-Filho, Silva (2020); Nepomuceno (2020); Valente & Melo (2021). A pesquisa demostrou que apesar das problemáticas enfrentadas, o Programa de formação de Professores da Educação Básica PARFOR, apresenta-se como uma das alternativas importantes para formação de professores que atuam no interior do Estado do Amazonas sem formação adequada.

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DO PARFOR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS. (2025). Educação Matemática Em Revista - RS, 2(25). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2024.p.28-38