A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DO RECIFE
Abstract
Este estudo, realizado em Recife, propõe-se averificar que condições de trabalho são oferecidas,que material didático é disponibilizado e como éo suporte pedagógico proporcionado nas escolase creches para que os professores desenvolvamseu trabalho e atinjam os objetivos apresentadosnas Diretrizes Curriculares Nacionais para aEducação Infantil para o ensino-aprendizagemde matemática. Além disso, pretende identificarcomo é a prática docente e quais são as principaisdificuldades encontradas pelos professores. Paratanto, foi escolhida uma amostra representativacontemplando creches e escolas da rede municipalonde foram entrevistados os professores dos CentrosMunicipais de Educação Infantil da rede pública.Percebemos que a matemática ainda é vista comoum conjunto de regras e procedimentos desligados,embora haja um esforço das professoras para obteruma relação com o cotidiano. A linguagem foiapresentada como um processo, e a Matemática,como atividades isoladas. As professoras informaramque sentem certa dificuldade em trabalhar com amatemática ou sua preferência em trabalhar com alinguagem. Percebemos que na área da linguagem otempo destinado para as atividades era maior, assimcomo a utilização e disponibilidade de recursosdidáticos e materiais concretos, em relação à áreade matemática. Esses fatos nos levam a concluirque, na maioria dos casos, houve um despreparodas professoras quanto à metodologia de ensinoaprendizagemda matemática, e essa reflexão poderemeter-nos a outra instância, que é a formaçãodo professor da educação infantil e como sãoelaboradas as matrizes curriculares dos cursos deformação desse profissional.Downloads
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