TUTORIA ONLINE DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA ANÁLISE A LUZ DA ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL E DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS
Abstract
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado que analisa orquestrações instrumentais identificadas no uso do chat como meio de tutoria online da disciplina de geometria analítica na modalidade a distância. O recorte dado centra-se na discussão de um esquema de análise e na análise de um caso. Como metodologia, foram coletadas as mediações didáticas de 18 sessões de chat de duas turmas do componente curricular geometria analítica de um curso de Licenciatura em Matemática a distância. Desenvolveu-se um modelo para caracterização dos tipos de orquestração instrumental. No caso da tutoria online, o uso do esquema revelou um padrão comum às configurações do professor-executor. Constatou-se também que os tutores reconfiguram o cenário virtual de ensino e aprendizagem da tutoria online, para realizar a mediação didática de situações matemáticas que necessitam de representações semióticas não disponíveis no chat.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









