PIBID: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA

Authors

  • Simone Fátima Zanoello simonez@uri.com.br
    URI- Erechim ULBRA
  • Cezar Rodrigo da Silva cezarrodrigodasilva@hotmail.com
    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Daniela Jéssica Veroneze danielaveroneze@uri.com.br
    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Nelize Fracaro nelize_fracaro@hotmail.com
    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Patricia Sandri patriciasandri11@hotmail.com
    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Raquel Anger Bulling raquelangerbulling@hotmail.com
    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Abstract

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Matemática da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim, desenvolve seus trabalhos na escola parceira desde o ano de 2010, buscando qualificar o ensino e a aprendizagem da Matemática. Ao longo deste período, trabalhou-se com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Curso Normal, sendo desenvolvidas, nestes níveis de ensino, diversas atividades, tais como: Implementação de um Laboratório de Matemática, Olimpíadas de Matemática, Feira de Matemática, Projeto de Geometria, Produções de Vídeos Didáticos, Complementação Pedagógica, Oficinas no Laboratório Digital e Aulas de Reforço no turno contrário. Este artigo tem por objetivo relatar três destas atividades, as quais proporcionaram, tanto aos bolsistas quanto aos alunos, experiências diferenciadas, mais aprendizado e conhecimento de recursos didáticos que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Simone Fátima Zanoello, URI- Erechim ULBRA
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil, Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – campus de Erechim e Professora Coordenadora do PIBID, subprojeto de Matemática, na instituição.
  • Cezar Rodrigo da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
    Graduando do Curso de Matemática da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – campus de Erechim e bolsista do Programa PIBID, subprojeto de Matemática.
  • Daniela Jéssica Veroneze, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Graduanda do Curso de Matemática da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – campus de Erechim e bolsista do Programa PIBID, subprojeto de Matemática.

  • Nelize Fracaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Graduanda do Curso de Matemática da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – campus de Erechim e bolsista do Programa PIBID, subprojeto de Matemática.

  • Patricia Sandri, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Graduanda do Curso de Matemática da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – campus de Erechim e bolsista do Programa PIBID, subprojeto de Matemática.

  • Raquel Anger Bulling, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Graduanda do Curso de Matemática da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – campus de Erechim e bolsista do Programa PIBID, subprojeto de Matemática.

Published

2015-09-29

How to Cite

ZANOELLO, Simone Fátima; SILVA, Cezar Rodrigo da; VERONEZE, Daniela Jéssica; FRACARO, Nelize; SANDRI, Patricia; BULLING, Raquel Anger. PIBID: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 16, 2015. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1539. Acesso em: 11 jul. 2025.