COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS COM A APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Abstract
Este artigo apresenta um recorte de uma tese de doutorado na área de ensino de matemática cuja temática central é o comprometimento dos alunos do Ensino Médio buscando evidenciar quais fatores permeiam este comprometimento no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática. Com o intuito de trazer subsídios que nos permitam compreender parte destes fatores, este texto analisa entrevistas, na perspectiva de Bardin (2011), realizadas com um grupo de oito professores de Matemática do Ensino Médio da uma escola federal do estado do Rio Grande do Sul, na qual foi desenvolvida a pesquisa. Dentre os fatores indicados pelos professores, destacam-se: o aluno perceber-se como centro de seu próprio processo de aprendizagem, o uso de tecnologias nas aulas de matemática, tratar o aluno de forma integral, o professor atuar como um investigador contínuo e ser comprometido com a instituição em que atua.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









