A MUDANÇA DE REGISTRO SEMIÓTICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS: O CASO DA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

Authors

  • Carolina Soares Rodrigues carolina.soares3@gmail.com
  • Airton Carrião airtoncarriao@gmail.com
    Colégio Técnico - Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

Este trabalho objetivou observar e analisar como os alunos de uma turma do Ensino Fundamental resolvem problemas contextualizados que envolvem conceitos de trigonometria no triângulo retângulo. Os dados foram coletados através de registros de observação, videogravações das aulas, e consultas a materiais produzidos pelos alunos, e foram analisados sob a perspectiva da teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os resultados, em consonância com a literatura, apontam que a atividade de conversão de registros semióticos é uma etapa complexa da resolução dos problemas, sendo aquela em que os alunos apresentaram maiores dificuldades, constituindo-se em um momento importante da aprendizagem. Verificou-se também, que as estratégias de resolução e o contexto da aula influenciam a escolha dos registros, bem como a forma de conversão.

Palavras-chave: Representações semióticas; problemas contextualizados; resolução de problemas.

 

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Published

2015-06-08

How to Cite

RODRIGUES, Carolina Soares; CARRIÃO, Airton. A MUDANÇA DE REGISTRO SEMIÓTICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS: O CASO DA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 16, 2015. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1549. Acesso em: 11 jul. 2025.