UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Authors

  • Rosilene Inês Konig rosilene@universo.univates.br
  • Liziane Cristine Sonda Zenere liziane@pannet.com.br
  • Maria Madalena Dullius madalena@univates.br

Abstract

A resolução de problemas é uma proposta metodológica que vem sendo abordada em diferentes níveis de ensino e aprendizagem da Matemática. Este artigo apresenta resultados de uma ação realizada pelo Programa Observatório da Educação desenvolvido no Centro Universitário UNIVATES em Lajeado/RS. Tem como objetivo investigar a utilização de diferentes estratégias de resolução de problemas, pelos alunos do 3º ano do ensino médio de seis escolas públicas, parceiras deste programa. O referencial teórico aborda a resolução de problemas e as estratégias passíveis de serem utilizadas. Os resultados indicam que a metodologia de resolução de problemas com foco na utilização de diferentes estratégias, ainda é pouco abordada no cotidiano dos estudantes. A maioria dos estudantes focou-se no cálculo formal ou na indicação de uma alternativa de resposta.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-06-22

How to Cite

KONIG, Rosilene Inês; ZENERE, Liziane Cristine Sonda; DULLIUS, Maria Madalena. UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 16, 2015. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1552. Acesso em: 11 jul. 2025.