UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Abstract
A resolução de problemas é uma proposta metodológica que vem sendo abordada em diferentes níveis de ensino e aprendizagem da Matemática. Este artigo apresenta resultados de uma ação realizada pelo Programa Observatório da Educação desenvolvido no Centro Universitário UNIVATES em Lajeado/RS. Tem como objetivo investigar a utilização de diferentes estratégias de resolução de problemas, pelos alunos do 3º ano do ensino médio de seis escolas públicas, parceiras deste programa. O referencial teórico aborda a resolução de problemas e as estratégias passíveis de serem utilizadas. Os resultados indicam que a metodologia de resolução de problemas com foco na utilização de diferentes estratégias, ainda é pouco abordada no cotidiano dos estudantes. A maioria dos estudantes focou-se no cálculo formal ou na indicação de uma alternativa de resposta.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









