UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO CONTEXTO DO ENSINO DE ESTATÍSTICA
Abstract
Neste artigo apresenta-se a investigação, a produção, o desenvolvimento, a implementação e a avaliação de um material de aprendizagem destinado ao Ensino de Estatística na Educação Básica, tomando-se um recorte da dissertação de Nunes (2015). Na elaboração desse material foram seguidos os passos e princípios de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, visando auxiliar o aluno no processo de construção de uma Aprendizagem Significativa, por intermédio dos seus conhecimentos prévios, da sua disposição para aprender e do auxílio de um material potencialmente significativo. Sendo assim, no decorrer deste trabalho, apresenta-se a teoria da Aprendizagem Significativa, bem como as etapas e os princípios para a construção de uma UEPS. O material em questão, assim como os questionários iniciais e finais foram aplicados em uma turma de 25 alunos do terceiro ano do Ensino Médio na disciplina de Matemática no Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto no município de Gravataí/RS. A finalidade da pesquisa foi investigar se a aplicação da UEPS pode gerar uma Aprendizagem Significativa em relação à aprendizagem de Estatística. Nesse sentido, os conteúdos estatísticos envolvidos na UEPS foram os conceitos básicos de Estatística, distribuições de frequências, construção e interpretação de gráficos, medidas de tendência central e medidas de dispersão. A partir dos dados coletados e de sua análise, conclui-se que o material, elaborado por meio dos conhecimentos prévios dos alunos, serviu de base para uma aprendizagem alicerçada na interação e na assimilação entre os conhecimentos já adquiridos pelos estudantes e os novos assuntos a serem estudados, gerando, dessa forma, evidências de um conhecimento rico em significados.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.