UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO CONTEXTO DO ENSINO DE ESTATÍSTICA

Autores

  • Camila da Silva Nunes professoracamilanunes@gmail.com
    Universidade Luterana do Brasil
  • Arno Bayer arnob@ulbra.br
    Universidade Luterana do Brasil

Resumo

Neste artigo apresenta-se a investigação, a produção, o desenvolvimento, a implementação e a avaliação de um material de aprendizagem destinado ao Ensino de Estatística na Educação Básica, tomando-se um recorte da dissertação de Nunes (2015). Na elaboração desse material foram seguidos os passos e princípios de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, visando auxiliar o aluno no processo de construção de uma Aprendizagem Significativa, por intermédio dos seus conhecimentos prévios, da sua disposição para aprender e do auxílio de um material potencialmente significativo. Sendo assim, no decorrer deste trabalho, apresenta-se a teoria da Aprendizagem Significativa, bem como as etapas e os princípios para a construção de uma UEPS. O material em questão, assim como os questionários iniciais e finais foram aplicados em uma turma de 25 alunos do terceiro ano do Ensino Médio na disciplina de Matemática no Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto no município de Gravataí/RS. A finalidade da pesquisa foi investigar se a aplicação da UEPS pode gerar uma Aprendizagem Significativa em relação à aprendizagem de Estatística. Nesse sentido, os conteúdos estatísticos envolvidos na UEPS foram os conceitos básicos de Estatística, distribuições de frequências, construção e interpretação de gráficos, medidas de tendência central e medidas de dispersão. A partir dos dados coletados e de sua análise, conclui-se que o material, elaborado por meio dos conhecimentos prévios dos alunos, serviu de base para uma aprendizagem alicerçada na interação e na assimilação entre os conhecimentos já adquiridos pelos estudantes e os novos assuntos a serem estudados, gerando, dessa forma, evidências de um conhecimento rico em significados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila da Silva Nunes, Universidade Luterana do Brasil
    Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA - 2015), Especialista em Educação Matemática (ULBRA - 2012) e Graduada em Matemática (ULBRA - 2011). Principais áreas de atuação: Ensino de Estatística, Tecnologias e Aprendizagem Significativa.

Downloads

Publicado

2015-06-11

Como Citar

DA SILVA NUNES, Camila; BAYER, Arno. UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO CONTEXTO DO ENSINO DE ESTATÍSTICA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 16, 2015. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1553. Acesso em: 11 jul. 2025.