CONSTRUINDO CONCEITOS DE ESTATÍSTICA POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Abstract
RESUMO
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que teve como propósito analisar a contribuição da metodologia de Resolução de Problemas na construção de conceitos básicos de Estatística relativos a medidas de tendência central e leitura e interpretação de tabelas e gráficos por alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caráter qualitativo. As situações–problema trabalhadas com os grupos foram elaboradas a partir de dados socioeconômicos das famílias dos alunos, obtidos por meio de um questionário inspirado no Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os dados para análise foram obtidos por meio dos diários dos alunos e das observações registradas no diário de campo da professora. Os resultados mostram que a Resolução de Problemas é uma metodologia eficiente no ensino de conceitos básicos de Estatística, pois estimulou o aprendizado a partir das experiências dos alunos nas situações-problema trabalhadas e gerou o compartilhamento de informações nas plenárias e na etapa de consolidação dos conceitos. Observou-se que a utilização de dados socioeconômicos das famílias dos alunos deu um sentido real e prático de compreensão da realidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









